Wednesday, November 6, 2013

Iniciando na meditação

Acredito que finalmente consegui meditar. Não entrei em transe, ou ascendi a outro plano, como a palavra me sugeria antigamente. Simplesmente me concentrei. No meu corpo, na minha respiração, nos sons que ouvia, deixando que a minha mente esvaziasse, sem dormir e em paz. A sensação é, de certa forma, prazerosa e energizante, ao mesmo tempo que não é nada de mais.
A meditação é uma das práticas que pretendo testar e avaliar o retorno que traz à minha vida. Hoje, foi um bom teste.

Além disso, foi interessante perceber que outro dos hábitos que estou tentando acrescentar na minha vida, a leitura, me auxiliou a conseguir entrar neste estado "meditando".
Estou relendo o livro Reinventar-se, de Mario Puig, onde ele, como médico, até onde li, tem explicado muito sobre o funcionamento do cérebro. Entender um pouco sobre como o cérebro funciona, me ajudou a tentar bloquear os pensamentos que teimavam em atrapalhar a meditação, como ele descreve em seu livro (mas em outras palavras): deixando que o hemisfério direito do cérebro, responsável pelas sensações e pelo inconsciente, ganhasse mais atenção, e tomasse conta do mim por alguns instantes.

Talvez eu reflita e escreva mais sobre a meditação futuramente.

No comments:

Post a Comment