Tuesday, November 26, 2013

Sobre os primeiros hábitos

Quando escrevi o Começando de novo.. com intencionalidade, objetividade e determinação estava buscando identificar coisas que pudessem me auxiliar na busca por uma vida melhor. Em outras palavras: aproveitar a oportunidade de viver.

Assim, acabei definindo alguns hábitos que, neste momento, acreditei que fossem significativos e que poderiam contribuir neste sentido.

Sempre acreditei ter determinação e compromisso. Isso me auxiliou em aprendizados em geral e mudanças comportamentais que acreditava que me seriam benéficas.

Mas adquirir hábitos intencionalmente não é e não tem sido uma tarefa simples. Nem todas as práticas que inicio são continuadas depois de alguns dias, um dos problemas, entre outros, mais relevantes é a quantidade de práticas: ler, escrever, andar de bicicleta, comer sem gula, comer devagar, estudar francês, meditar, viajar, planejar mais, manter a lista de tarefas, e a lista segue.

Acredito que os hábitos que podem tornar minha vida melhor são inúmeros, mas implementa-los todos de uma só vez é quase inviável. Desta forma,  partindo dos guias objetividade e determinação, citados no post do primeiro parágrafo, acabei definindo alguns hábitos como base, iniciais.

Defini, neste momento, três grupos e incluí um ou dois pequenos hábitos em cada um deles:

Leitura: Ler pelo menos um post inspirador por dia
Procurei mesclar a aquisição de conhecimento, por meio da leitura, a uma dose de inspiração mínima, necessária para manter-me determinado. Este hábito visa reforçar a positividade e manter o estado de ânimo otimista, em paz e em busca da melhora contínua.
Leitura: Ter um "estou lendo..."
Desde que li 'Reinventar-se', que foi um motivador à tomada de algumas decisões, não defini nenhum livro para ler, não consegui encontrar um livro que me animasse a leitura. Este hábito ainda não foi sequer iniciado, mas apenas o fato de registra-lo neste momento, me faz refletir sobre este débito.
Escrita: Registrar diariamente pensamentos em meu bloco de notas
Neste momento não me comprometi em escrever publicamente, mas sim ter o compromisso comigo mesmo. A escrita tem a finalidade de perpetuar as lições e forçar a reflexão sobre minhas ideias e aspirações.
Saúde: Comer diariamente, pelo menos, uma fruta e Exercitar-se pelo menos 3 vezes semanais
Fiz alguns ajustes nestes hábitos, com relação ao que escrevi inicialmente em eu bloco de notas particular. Agrupei e aumentei a quantidade de exercícios. Nestas práticas procurei atingir o corpo, já que os dois primeiro acabavam tendo relação forte com a mente.


Estes hábitos não são perenes. Pretendo adaptar os hábitos e os grupos conforme identifique coisas que contribuam com o bem estar, desenvolvimento pessoal e a felicidade, meus e das pessoas que amo.

Enquanto isso, sigo neste processo de evolução, ou melhor, de busca contínua.

No comments:

Post a Comment