Wednesday, March 20, 2013

Determinação e comprometimento juntos...


É bom eu pensar em algo, antes que os passos se tornem grandes demais para manter a motivação e eu acabe ficando parado.

Escrever me faz refletir. Muitas vezes as linhas acabam tomando rumos os quais não tenho controle. Infelizmente, também por muitas vezes, os textos são inconclusos, frases jogadas sem sentido, que pareciam interessantes, mas sem um objetivo comum e que juntas não fazem tanto sentido quanto o esperado. Por fim, estes textos são esquecidos, e um dia apagados.

...

Desenvolver um comportamento, um hábito não é algo simples. Não nos tornamos escritores ou carpinteiros ou cozinheiros. Não emagrecemos, engordamos ou ficamos mais saudáveis, nem deixamos de ser tímidos, nos tornamos líderes, empreendedores ou mágicos pura e simplesmente por querer ser. 

Acredito que cada mudança que imaginamos querer, buscamos sempre melhorar. Ser melhores pessoas, maridos, pais, filhos, vizinhos. Ou apenas, nos sentir mais satisfeitos. Contudo, é muito comum nos deixarmos perder nesta busca.

Isso porque encontrar desculpas é sempre muito cômodo, elas estão sempre à espera de serem escolhidas:
- Hoje o café que está gelado demais, não consigo me concentrar. 
Meu filho acordou a noite toda, estou com sono.
Não tenho todo material que preciso, preciso de ferramentas adequadas.
- As contas de casa estão no vermelho, este mês não vai dar.
- Meus amigos vão achar careta.
- Não tenho dinheiro, tempo, ânimo.
E a lista vai embora, interminavelmente. Pegar qualquer uma delas é muito fácil.

Por isso a importância da determinação e do comprometimento.

A palavra determinação é relacionada com decisão. Dependendo do contexto é uma formalidade, judicial, legislativa. Ter determinação é, acima de tudo, decidir querer. Decidir chegar lá, decidir ser. Nossa falha está, por vezes, em não tomar esta decisão. Querer, sem querer. Achar que "seria bom se ...", sem realmente acreditar nisso, sem realmente buscar isso.

Já o termo comprometimento tem significado de responsabilização. O responsabilizar-se pelo atingimento, ter a obrigação de conseguir. É esse aspecto que vai chegar àquelas desculpas e responder:
Eu realmente preciso fazer isso hoje. 

Este comprometimento é que vai acabar tornando a ação tão gratificante quanto o resultado e irá diminuir a quantidade de desculpas aceitáveis da lista.

Determinação e comprometimento juntos são chaves para qualquer mudança, para qualquer finalidade. Devemos sempre deixar estes dois camaradas caminharem ao nosso lado e ao lado de nossos sonhos.

No comments:

Post a Comment